28 de outubro de 2009

Lavoura Arcaica


O filme retrata a historia de uma família imigrante, descendente de libaneses, que mora em uma fazenda no interior. A família é seguidora das tradições e muito religiosa, sendo o pai a base da família, detentor da sabedoria, e a mãe o seu apoio e fonte de afeto.


Quem narra a historia é André (Selton Melo) o filho que se sente oprimido pelo peso da tradição familiar e por um desejo proibido, sua irmã Ana (Simone Spoladore).

Por essa angústia, André abandona sua casa e vai para uma pensão na cidade. Pedro, o primogênito, tem o dever de buscar de volta o irmão, que tanto desgosto deixou em seus familiares com sua fuga. É no quarto da pensão, que vemos Andre confidenciar a Pedro todas suas agonias, resultado de sua partida.



O filme é baseado no livro de Raduan Nassar, e é provavelmente um dos filmes mais cuidadosos com relaçao à sua adaptação da obra original. Extremamente fiel na montagem da cenografia, fotografia, figurino e também a música, sendo considerado um filme denso por muitos, nas suas quase 3:00hrs de duração. Não foi criado um roteiro para o filme, sendo o livro a sua única fonte.


A música é de Marco Antonio Guimarães, líder do grupo UAKTI (que fez a trilha sonora de Ensaio sobre a cegueira), famoso por construir seus próprios instrumentos.

Marco esteve presente durante o processo inicial de criação e ensaios da obra, o que o deixou completamente imerso no mundo austero daquela família patriarcal e agrária.


Para compor as musicas buscou nos instrumentos árabes, referencias como o alaúde e a flauta, trazendo um resultado fiel às tradições culturais do clã.


O trabalho de Marco no filme é muito diferente do que é feito em seu grupo, que é completamente irreverente, experimental. Aqui ele foi pontual, quase sempre introspectivo e lírico como as cenas do diretor Luis Fernando Carvalho.


Em quase todas as músicas foram usados violoncelos, o que transparece o clima introspectivo e reflexivo das imagens. As musicas mais animadas são a da festa, em que toda a família dança (que é uma música tradicional árabe) e algumas sobre a infância, estas animadas em um tom sempre nostálgico, como deve ser o olhar sobre o infantil.







Muito material foi feito para o filme: “Esse filme é a maior quantidade de musica que eu já compus na vida pra uma coisa só. Eu mandei pra ele (Luis Fernando) 2 hrs e meia de musica... E eu compus muito mais do que eu gravei... Na verdade eu compus quase o dobro.“


Confira o depoimento de Marco Antonio Guimarães sobre o processo de criação das musicas no Making Off do longa. (O depoimento começa na metade do primeiro vídeo e termina no segundo)






O filme ganhou premio de melhor trilha sonora no festival de Cartagena na Colombia, no Santo Domingo International Film Festival na Republica Dominicana e no International Film Festival of Havana em Cuba, além de outras premiaçoes em festivais espalhados pelo mundo.


E não posso deixar de colocar aqui a última cena do filme (que fique avisado pra quem nunca viu), com a famosa dança de Ana.










Faça o download da trilha sonora.

2 comentários:

Saulo Rios disse...

Parabéns! Postagem muito legal sobre um grande filme com uma Trilha Sonora linda!!!

Júlia? disse...

Bom dia, voce poderia disponibilizar essa trilha sonora novamente, ou me mandar por e-mail??
mmcruz1000@hotmail.com

Att.: Alice Carroll